A EXPERIÊNCIA FEMININA NEGRA E SUAS INTERROGAÇÕES À POLÍTICA E PRÁTICA CURRICULARES

  • Núbia Regina Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
  • Nadila Jardim Evangelista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
  • João Paulo Lopes dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Resumo

O artigo visa apresentar uma discussão a partir do repertório feminista negro, que tem como pressuposto ler as relações sociais por meio da experiência de vida das mulheres negras. Articulado a esse pressuposto, interrogaremos as práticas e políticas curriculares e seus efeitos nas trajetórias de escolarização e de profissionalização do público em específico. Para tal intento, recorremos às intelectuais negras estadunidenses e brasileiras de diferentes matizes que nos ajudam a interrogar a experiência da mulher negra. A teoria do discurso apropriada ao campo da educação nos ajuda a compreender as políticas e práticas curriculares como prática discursiva e espaço de disputa da significação cultural. Por se tratar de dois campos (currículo e mulher negra) que pouco dialogam entre si, os resultados apontam as possibilidades de novas proposições teórico-epistêmicas forçadas pela aproximação, com subjetividades insurgentes que questionam e são questionadas pelo currículo.

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Biografias do Autor

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Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora dos seguintes grupos: Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD-UnB), Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE – UESB); Grupo de Pesquisas Gênero, Raça, Cultura &Sociedade (CANDACES – UNEB). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED – UESB). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED). Autora do livro “A organização das feministas negras no Brasil” (2ª ed., 2018).

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Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Cândido Sales – Bahia/Brasil. Membro do Grupo de Estudos em Sociologia das Políticas Curriculares a partir da Teoria do Discurso.

Publicado
2019-05-10
Como Citar
MOREIRA, Núbia Regina; EVANGELISTA, Nadila Jardim; LOPES DOS SANTOS, João Paulo. A EXPERIÊNCIA FEMININA NEGRA E SUAS INTERROGAÇÕES À POLÍTICA E PRÁTICA CURRICULARES. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 115-131, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5046>. Acesso em: 17 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5046.