O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais

Autores

  • Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima
  • Dinéa Maria Sobral Muniz

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Letramentos socioculturais, Práticas pedagógicas, Formação do leitor

Resumo

Os estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENA, Dagoberto Buim. Leitura no espaço da biblioteca escolar. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: O mediador em formação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

BESNOSIK, Maria Helena da Rocha. Dinamização de acervos: de que acervos falamos. Revista Digital – Cátedra UNESCO de Leitura – PUC-Rio. In: www.catedra.puc-rio.br/portal/formacao/publicacoes/revista_digital, acesso em 18/01/2016.

CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: Obras completas. 2004.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Editora Universidade de Brasília, 1994.

CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; LIMA, Elizabeth Gonzaga de. (Orgs.) Modos de ler: oralidade, escritas e mídias. Curitiba: Arte & Letra, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.

CUNHA, Úrsula Nascimento de Sousa. Letramento escolar e cotidiano. Análise de experiências sobre práticas de letramento à luz da crítica cultural. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.

DOMINIQUE JULIA. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. No. 1; jan./jun. 2001.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GOULEMOT, Jean Marie. O amor às bibliotecas. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão!Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MINDLIN, José. No mundo dos livros. Rio de Janeiro:Editora Agir, 2009.

MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Histórias de leitura de alunos e alunas da roça. In.: MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; SOUZA, Emília Helena P. M. de; BELTRAO, Lícia Maria Freire (Orgs.). Entre textos, Língua e Ensino. Salvador: EDUFBA, 2007.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária – a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. A arte de ler–ou como resistir à diversidade. São Paulo: Editora 34, 2009

PRIGOL, Valdir. Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários. Chapecó, SC: Argos, 2010.

SANCHES NETO, Miguel. Desordenar uma Biblioteca: comércio e indústria da leitura na escola. In:Revista Leitura: teoria e prática. Campinas: ALB/Porto Alegre: Mercado Aberto, v.14, n. 26, pp. 30-34, dez. 1995.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011.

SILVA, Lílian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SCORSI, Rosalia de Ângelo. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In.: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.) Biblioteca escolar e práticas educativas–o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, Brian V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-14

Como Citar

Lima, R. de C. B. M., & Sobral Muniz, D. M. (2020). O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(2), 105-121. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo