Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia

  • Ione dos Santos Rocha
  • José Rubens Mascarenhas de Almeida

Resumo

O artigo aqui apresentado objetiva discutir a trajetória das escolas técnicas brasileiras diante da proposição de ensino integrado da legislação vigente e aprofunda a discussão acerca da politecnia como proposta de superação da dualidade entre trabalho intelectual e manual.  A partir deste objetivo, são analisadas as contradições, desde o surgimento à distribuição, das instituições públicas de ensino técnico e a trajetória do estabelecimento desta rede de ensino até a atualidade, retratando a apropriação política da educação como mecanismo de promoção das demandas econômicas. Nesse sentido, o debate acerca do conceito de politecnia, que corresponde a uma concepção de educação mais profunda a partir da apropriação da tecnologia como conhecimento e produção social, é um desafio dos cursos técnicos integrados em vigor nas escolas atuais.


 

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Como Citar
ROCHA, Ione dos Santos; DE ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas. Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 55-72, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1511>. Acesso em: 16 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1511.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo