O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.
São as seguintes seções que compõem esse periódico:
Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;
Resenhas: de obras relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira.

Orientações para colaborações

As matérias devem ser enviadas online conforme as instruções de envio, seguindo os cinco passos para Submissões.
A extensão do texto deve ser de 10-20 páginas ou 48.000 caracteres com espaço, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples. O recuo para o início de cada parágrafo deverá ser de 2,5 cm da margem.
A folha de rosto (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) deverá ser enviada à parte como documento suplementar e conterá:
a) nome dos autores (na ordem que deverão ser publicados), vínculo institucional, endereço, telefone e e-mail; breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);
b) resumo (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho;
c) palavras-chave (até quatro palavras), que representam o conteúdo do artigo; 
d) indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.
O título do artigo deverá ser repetido na primeira página do texto.
Toda matéria, independentemente da língua adotada, deve vir obrigatoriamente acompanhada de resumos de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres em português, inglês, francês ou espanhol. Ao final dos resumos devem ser indicadas, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português, português, inglês, francês ou espanhol. O título do artigo deve estar traduzido em consonância com a língua estrangeira do resumo e deve figurar acima do resumo, sem espaço.
Os títulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc., e subtítulos devem ser concisos, virem claramente indicados e devem ser apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

Citações

Para as citações seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT(NBR10520/2002).
As citações literais curtas devem ser integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor e ano da publicação. As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm com a fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Dentro dos parênteses também devem ser indicados o autor, ano de publicação e a página de onde foram retiradas.
Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (FOUCAULT, 1997a; FOUCAULT, 1997b).

Remissões Bibliográficas

As remissões bibliográficas sem citação literal também devem ser incorporadas ao texto entre parênteses. Ex.: Segundo Courtine (2006, p. 45).

Notas

As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

Siglas

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2002 da ABNT, ao final do trabalho.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.
a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
b) Livro de dois autores
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
c) Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
d) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et alIdem ao primeiro exemplo.
e) Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo.
f) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
g) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local.
h) Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
i) Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).
Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2002.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  4. O texto está em espaço simples; usa a fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).

Declaração de Direito Autoral 

A partir do momento que o trabalho for publicado nesta revista será automaticamente considerado que seus autores declaram a cessão de direitos autorais.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.