Foco e Escopo

Escopo e política editorial: 

Revista de Iniciação à Docência (RI-Docência) pretende manter, pelo menos inicialmente, uma periodicidade de duas edições anuais, uma ao final de cada semestre, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, etc.

A proposta é divulgar textos, relatos de ações e pesquisas individuais e/ou coletivas ligadas à formação docente, com especial atenção às questões relacionadas à iniciação à docência, refletindo os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam para melhorar a formação de professores e a geração de transformações nas práticas pedagógicas, tanto nas escolas, quanto nos cursos de formação docente.  Eventualmente serão aceitos também ensaios, resenhas e outros textos oriundos de conferências, entrevistas e palestras. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

O sistema de avaliação dos trabalhos será conduzido com base no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Editorial. Em caso de pareceres divergentes, será solicitado um parecer extra para desempate. Eventuais sugestões de modificações por parte da editoria serão elaboradas juntamente com os autores. Por fim, autores que tenham publicado trabalho na Revista, não poderão apresentar novas submissões considerando os três números subsequentes da Revista.  

Processo de Avaliação por Pares

  • Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de pares cega, prevista no SEER. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados a um terceiro parecerista ad hoc;
  • Do total de textos publicados, 50% serão para as experiências do Pibid regional (Pibid-Uesb) e 50% para as experiências do Pibid em rede nacional;
  • Os trabalhos serão selecionados por eixo temático;
  • A publicação será exclusivamente online. 

Periodicidade

A revista eletrônica PIBID-UESB em revista: microrrede ensino-aprendizagem-formação é um periódico semestral exclusivamente on line, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.