Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais

  • Alice de Oliveira Purificação
  • Elane Pereira Silva
  • Marcela da Conceição Costa
  • Tairana de Jesus Silva
  • Antônia C. Cordeiro de Andrade

Resumo

Este relato de experiência descreve as etapas de elaboração e aplicação do projeto de intervenção “Leitura e literatura na escola no universo da Poesia”, realizado em uma unidade escolar no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto objetivou estimular o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de alunos leitores, capacitados a interagir com o contexto em que estão inseridos. E de modo mais específico, observar a metodologia de ensino utilizada nas aulas de leitura; identificar possíveis lacunas existentes no processo de formação de alunos leitores; apresentar o gênero literário poesia de forma lúdica e criativa; promover a interação dos educandos com um texto literário do gênero poesia e contribuir com a formação crítica dos alunos por meio de práticas de leitura. Para tanto, realizamos observação in lócus; aplicação de formulários para dois alunos e de questionário à docente responsável pela turma. Posteriormente foi realizada a aplicação do projeto durante três dias. A aplicação do referido projeto permitiu a interação dos alunos com textos literários, incentivou a leitura por prazer, apontando para a importância de o professor ser leitor para formar leitores. Além disso, a nosso ver, o projeto possibilitou a vivência das estagiárias graduandas com o contexto escolar, relacionando teoria e prática.

Publicado
2018-03-30
Como Citar
PURIFICAÇÃO, Alice de Oliveira et al. Leitura e literatura na escola no universo da poesia: relato de uma experiência com alunos do ensino fundamental - séries iniciais. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 2, n. 2, mar. 2018. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3297>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/rid.v2i2.3297.