Os trabalhos sobre o PIBID no Congresso Internacional sobre Professor Principiante e inserção profissional à docência

  • Leandro de Oliveira Rabelo
  • Marília Yuka Hanita

Resumo

O artigo mapea quantitativamente e qualitativamente as produções sobre o PIBID na história do Congresso Internacional sobre Professor Principiante e Inserção Profissional à Docência (CONGREPRINCI). Para isso, realiza um levantamento dos trabalhos relativos ao PIBID no site do referido congresso e, posteriormente, os trabalhos são analisados em sua íntegra e devidamente categorizados. Foram encontrados 40 trabalhos sobre o PIBID, sendo que todos foram apresentados nas últimas três edições do referido congresso, o que corresponde a 9,5% do total de trabalhos nessas edições do evento. Constatou-se que 73% dos artigos apresentam informes de investigação. Desses trabalhos investigativos, a maioria tem como foco o processo de formação inicial. Também foi encontrado número significativo de trabalhos que abordam as contribuições do PIBID para a formação continuada dos professores da universidade e da educação básica. O mapeamento revelou que o PIBID, apesar de não se tratar especificamente de uma iniciativa para professores em início de carreira, tem se mostrado, no contexto brasileiro e da América Latina, um programa importante que pode favorecer o preparo para o início da carreira docente.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-11-15
Como Citar
RABELO, Leandro de Oliveira; HANITA, Marília Yuka. Os trabalhos sobre o PIBID no Congresso Internacional sobre Professor Principiante e inserção profissional à docência. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 3, n. 1, nov. 2018. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4435>. Acesso em: 19 dez. 2018.