AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO PARA O PROGRESSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • RITA LEE LOPES VIEIRA DE JESUS

Resumo

Este trabalho analisa a avaliação da aprendizagem enquanto instrumento com potencial para viabilizar o progresso da prática pedagógica. A pesquisa se desdobrou em dois objetivos específicos que foram os seguintes: compreender o conceito de avaliação da aprendizagem; refletir acerca do ato de avaliar como uma possibilidade de avanço no processo educativo dos alunos. O processo investigativo foi realizado durante o tirocínio, requisito exigido para a conclusão do curso de Mestrado em Educação, ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. O estágio de iniciação à docência no ensino superior aconteceu na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus XVII, no município de Bom Jesus da Lapa/BA, em uma turma de pedagogos cursistas do 4º semestre. A metodologia se desenhou com base nas pesquisas qualitativas, pois elas permitem melhor interpretação do fenômeno observado no campo da educação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o diário de campo. Em linhas gerais, concluímos que os envolvidos na pesquisa perceberam a avaliação da aprendizagem como instrumento importante para o progresso da prática pedagógica e da formação dos estudantes, desde que seja celebrada durante todo o ano letivo e apresente atividades que promovam a formação de um sujeito reflexivo e autônomo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-31
Como Citar
JESUS, RITA LEE LOPES VIEIRA DE. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UM INSTRUMENTO PARA O PROGRESSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 22 - 31, ago. 2019. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5533>. Acesso em: 18 set. 2019.