O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA

  • JÉSSICA DOS SANTOS DE JESUS
  • NANDYARA SOUZA SANTOS

Resumo

O artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o papel do PIBID para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB, campus Jequié-BA. A investigação contou com o suporte teórico de Veiga (2009), ao abordar os desafios inerentes à formação de professores; Tardif (2007), em seus estudos e reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores; Pimenta e Anastasiou (2002), que versam sobre a docência na educação superior, e outras discussões lastreadas nos textos oficiais e em artigos diversos da literatura na área. Partimos da seguinte questão de pesquisa: de que forma as ações do PIBID contribuem para a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia da UESB campus Jequié-BA? Tivemos como objetivos específicos: a) identificar o papel do PIBID na formação de professores; b) conhecer as concepções de docência e formação que emergem das atividades realizadas pelos alunos do PIBID-Pedagogia; c) analisar as dificuldades encontradas pelos licenciandos do curso ao iniciarem os trabalhos na instituição educacional onde o referido Programa é desenvolvido. Colaboraram com esta investigação 18 bolsistas, sendo que utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário. Como resultados alcançados, notamos que o PIBID é visto pelos licenciandos como uma terceira dimensão formativa e pedagógica para a docência, possibilitando a eles complementarem a sua formação inicial dentro do curso de Pedagogia.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-31
Como Citar
JESUS, JÉSSICA DOS SANTOS DE; SANTOS, NANDYARA SOUZA. O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR: UM RECORTE DA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO SITUADA NO INTERIOR DA BAHIA. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 42 - 54, ago. 2019. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5538>. Acesso em: 19 nov. 2019.