O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

  • CLAUDIA DE FARIA BARBOSA
  • KAYLA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

Resumo

Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.

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Publicado
2019-08-31
Como Citar
BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA; SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA. O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 55 - 74, ago. 2019. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540>. Acesso em: 19 nov. 2019.