Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB

Autores

  • DIÓGENES SOUZA SANTOS
  • ANA CRISTINA SANTOS DUARTE
  • DANIELA SOUZA SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v4i2.6219

Palavras-chave:

Graduação; Estudante Trabalhador; Licenciatura; Ensino Noturno.

Resumo

O artigo analisa as dificuldades enfrentadas pelos discentes trabalhadores no turno noturno, considerando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié/BA. Trata-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida com 30 discentes do curso noturno dos 7º e 9º semestres. O instrumento para obtenção de dados foi o questionário e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias estabelecidas após a obtenção das informações junto aos licenciandos: perfil dos participantes; aspectos estruturais e acadêmicos; dificuldades dos estudantes trabalhadores durante a formação acadêmica; e, fatores motivacionais durante a formação acadêmica.  Os resultados apontam como principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes trabalhadores durante a graduação, a estrutura da universidade, dificuldades no transporte, e ter que trabalhar durante o dia e estudar a noite, provocando cansaço físico e mental proporcionado pela jornada dupla diária. As inquirições justapostas neste trabalho podem auxiliar nas reflexões sobre o ensino superior noturno.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

SANTOS, D. S., DUARTE, A. C. S., & SANTOS, D. S. (2020). Um estudo sobre o ensino superior noturno na perspectiva de estudantes trabalhadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UESB. Revista De Iniciação à Docência, 4(2), 25-40. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v4i2.6219