Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência

  • SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA

Resumo

O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos,  as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL. Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 60-70, fev. 2020. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222>. Acesso em: 06 abr. 2020.