A condição da docência universitária no contexto atual das universidades: marcas históricas, realidade e perspectivas

  • Talamira Taita R. Brito
  • Beatriz Salemme C. Cortela

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos teóricos acerca da condição da docência e dos docentes universitários, seus saberes, seu trabalho e as relações construídas historicamente com esse fazer. Apresentamos um percurso da consolidação do ideário da universidade pública brasileira e os desdobramentos na costura da docência universitária como condição diferenciada para se realizar o trabalho, entendido por nós como sendo o ambiente de desenvolver-se profissionalmente, ao mesmo tempo em que é o lócus provocador de mudança da própria universidade, da própria condição docente e de sua relação com a sociedade. O projeto inacabado de universidade pública brasileira está sujeito, mais uma vez, ao enfrentamento da lógica do neoliberalismo, de aligeirar-se, despir-se de tempo para conhecimento, para produção, para qualidade do fazer pedagógico, na medida que sua pouca autonomia conquistada começa a ser retirada através do falso discurso da não ou da baixa produtividade a serviço do mercado e das demandas do capital não atendidas. O impacto dessas ameaças está diretamente ligado à conformação que a docência assume e submete-se para tentar sobreviver. Professores cansados, desanimados, produzindo, muitas vezes, trabalhos com qualidade duvidosa e submetendo-se às péssimas condições de trabalho, salários que não correspondem com a condição e exigência da profissão, ou, ainda, editais que nem sempre aportam recursos que validem um montante significativo de financiamento para pesquisa e ou para o aumento no número de pesquisadores, põem a mostra da realidade atual, que carece de mudanças conceituais sobre o que é a universidade e de suas condições para construir a docência universitária.


 

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Publicado
2020-05-30
Como Citar
BRITO, Talamira Taita R.; CORTELA, Beatriz Salemme C.. A condição da docência universitária no contexto atual das universidades: marcas históricas, realidade e perspectivas. Revista de Iniciação à Docência, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 9-23, maio 2020. ISSN 2525-4332. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6805>. Acesso em: 08 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i1.6805.