Anúncios

Dossiê 2023.1: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas

2023-02-23

Coordenadores: Prof. Dr. Benedito Eugenio (UESB) & Prof. Ddo. Wesley S. Matos (IFPA)

Ementa: A educação do campo e quilombola tem se consolidado em nosso país, principalmente após a aprovação das diretrizes curriculares específicas para essas modalidades, a instituição de políticas públicas e a ampliação de grupos de pesquisas, periódicos específicos e publicações acadêmicas que procuram desvelar diferentes aspectos e dimensões das políticas e práticas pedagógicas. O dossiê pretende receber trabalhos que abordem, dentre outras temáticas, currículo e ensino nas diferentes disciplinas da educação básica nas escolas e comunidades rurais; o trabalho pedagógico nas escolas do campo e quilombola; as práticas de ensino nas escolas do campo e quilombola; os saberes docentes e os processos formativos nas escolas do campo e quilombola; as relações étnico-raciais na educação do campo e quilombola.

Prazo para submissão de manuscritos: 30 de abril de 2023.

Previsão de publicação: junho de 2023.

Saiba mais sobre Dossiê 2023.1: Educação do campo e quilombola: currículo, processos formativos e práticas pedagógicas

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2024)
					Visualizar v. 5 n. 2 (2024)
Publicado: 2024-12-30

Editorial

Artigos

  • Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA

    Romário Pereira Carvalho, José Valdir Jesus de Santana, Vangéria Teixeira Kunhavalik
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15776
  • “Escola sem partido” e “ideologia de gênero” na prática de docentes e discentes da educação básica: uma análise crítica

    Ana Beatriz Medeiros Cardoso, Daniel Soares Rumbelsperge Rodrigues, David Feitosa Rodrigues, Gabriele Afonso da Silva, Letícia Santos Pandolfi, Luís Eduardo Almeida Honda
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15767
  • Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos

    Mônica Medina Santos Almeida Neves, Washington Ramos dos Santos Junior
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15661
  • A deficiência intelectual e a adaptação de atividades de Língua Inglesa nas perspectivas da teoria interacionista e da educação inclusiva

    Janaína Britto de Castro Weber, Ricael Spirandeli Rocha
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.14964
Ver Todas as Edições