Práticas pedagógicas interculturais e decoloniais: sonhar com o futuro como práxis subversiva

Autores

Palavras-chave:

Decolonidade, Didática crítica, Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, Formação continuada, Interculturalidade

Resumo

O referido artigo propõe apresentar uma reflexão diante da contribuição de uma didática crítica intercultural e decolonial para a construção de novas formas de se viver em sociedade. Baseando na teoria de Vera Candau, o texto busca evidenciar a importância de uma educação que valorize a diversidade cultural, com ênfase na promoção da equidade racial, além dos desafios encontrados tanto nas questões estruturais da educação, tanto nas forças que buscam uma internacionalização e padronização de práticas pedagógicas. Para a exposição dessas ideias, foi feita a análise de partes do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, localizada na cidade de Salvador, Bahia, cuja a intencionalidade da proposta pedagógica tem como intuito, desde sua concepção, em ser uma escola afro-brasileira. A escola possui um currículo voltado para a redução das desigualdades raciais, assim como na valorização e promoção da cultura preta e afro-brasileira. O texto ressalta ainda, a importância de práticas pedagógicas interculturais e decoloniais que celebrem as múltiplas identidades e culturas como maneira a se sonhar com futuros possíveis, assim com o papel crucial da formação continuada de professores, para que estes se sintam aptos e seguros para incluírem a diversidade como parte fundamental de uma educação transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de pesquisa, v. 46, p. 802-820, 2016.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática Crítica Intercultural e Decolonial: uma perspectiva em construção. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Didática Crítica no Brasil. 1a Ed. - São Paulo: Cortez, 2023, p. 208-232.

COSSETIN, Márcia; DOMICIANO, Cassia Alessandra; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. A Unesco e a Declaração de Incheon: o protagonismo do setor privado na Agenda Mundial para Educação 2030. Educere et Educare, v. 15, n. 37, out./dez. 2020. https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24389.

ESCOLA AFRO-BRASILEIRA MARIA FELIPA. Projeto Político Pedagógico. 2020. https://doceru.com/doc/cxc00n0.

FALLETI, Renata; MAX, Robson; SOUZA, Rosângela. Educação multicultural: nos caminhos de uma Pedagogia da Festa. In: FRANZIM, Raquel; LOVATO, Antônio Sagrado; BASSI, Flávio (orgs.). Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo. 1ª Ed. São Paulo: Ashoka/ Instituto Alana, 2019, p. 112-122.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 44ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2013.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. INEP Data: Estatísticas do Censo Escolar. 2023. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/estatisticas-censo-escolar.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. A escola dos sonhos existe! | Bárbara Carine | TEDXSalvador. Youtube, 21 de julho de 2023. 13 minutos e 56 segundos. https://youtu.be/GfgRFo13K8Q.

SENADO, Agência. Brasil tem 5 mil crianças e adolescentes assassinados por ano, aponta debate. Senado Notícias, 2024. https://https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/08/23/brasil-tem-5-mil-criancas-e-adolescentes-assassinados-por-ano-aponta-debate.

UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a infância. Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. https://www.unicef.org/brazil/media/30071/file/panorama-violencia-letal-sexual-contra-criancas-adolescentes-no-brasil-v04%20(003).pdf

Downloads

Publicado

2024-12-19