Didática intercultural e decolonial entre o povo Iny da aldeia Buridina: possibilidades epistêmicas da educação escolar indígena brasileira a partir da reconstrução dos costumes das línguas maternas

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Didática, Educação, Interculturalidades

Resumo

A pesquisa se baseou na análise bibliográfica acerca dos conceitos de didática intercultural e decolonialidade de Vera Candau (2023), Catherine Walsh (2005) e Walter Mignolo (2005). Ademais, trabalhou-se com autores que desenvolvem pesquisas a respeito da Escola Indígena Maurehi como Leandro Mendes Rocha (1998), Joel Orlando Bevilaqua Marin (2009) e Maria do Socorro Pimentel da Silva (2009), com intuito de contextualizar o surgimento e o processo de criação da didática escolar indígena em específico entre os Iny. A análise documental é desenvolvida a partir do contato do documento atualizado do Projeto de Cultura e Educação Karajá/Iny (2024), cedido pela diretora da escola indígena para consulta. Conclui-se que a didática intercultural e decolonial é uma possibilidade epistêmica para a contribuição da equidade na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BRASIL. Ministério da Educação/SETEC. Currículo Referência: políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Lei Federal 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília, DF, 2008. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: junho, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Racias e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, Brasília: 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar, Brasília, DF: Inep, 2022.

CANDAU, Vera Maria. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Rio de Janeiro, PUC RIO, 2005.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática Crítica Intercultural e Decolonial: uma perspectiva em construção. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Didática Crítica no Brasil. 1a Ed. - São Paulo: Cortez, 2023, p. 208-232.

CHAIM. Marivone Matos. Os aldeamentos indígenas na capitania de Goiás: sua importância na política de povoamento (1749-1811). Goiânia, GO: Oriente, 1974.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16–35, maio 2003.

HALL, Stuart. Policing the crisis: mugging, the state and law and order. London: Macmillan, 1978.

ISA. Instituto Socioambiental. https://www.socioambiental.org/.

KARAJÁ, Valdirene. Projeto de Educação Cultural Iny/Karajá Aldeia Buridiná. 2024.

MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. A formação de trabalhadores brasileiros: a experiência do Colégio Isabel. São Leopoldo/RS, Unisinos, 2009.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Universidade Simon Bolivar, 2005.

ROCHA, Leandro Mendes. O Estado e os índios. Editora: UFG, Goiânia-GO 1998.

SANTOS, Eufrázia Cristina Menezes Santos. Gilroy, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Revista de Antropologia, v. 45, n. 1, p. 273–278, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O papel da produção de conhecimento na transformação social. In: ABONG (org.). O papel da sociedade civil nas novas pautas políticas. São Paulo: Peirópolis, 2004, p. 39-54.

SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Impacto da educação na vitalidade do patrimônio epistêmico Iny. Editora: UFG, Goiânia, 2009.

SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Letramento em línguas indígenas na retomada de saberes ancestrais. Tellus, v. 20, n. 43, p. 251-272, set./dez. 2020.

WALSH. Catharine. Interculturalidade crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des) de el in-surgir, re-existir y re-vivir. Educação Online, n. 4, p. 1-29, 2005. https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1802.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

NOVAS(OS) PESQUISADORAS(ES)