Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072

Palavras-chave:

Ensino de História., Pandemia, Aprendizagem histórica

Resumo

Neste artigo apresentamos o estado da arte das publicações de relatos de experiência sobre o ensino de História no contexto da pandemia da Covid 19. Através de levantamento feito no Google Acadêmico, foram selecionados textos publicados de março de 2020 a junho de 2022. O objetivo foi identificar os principais temas e questões que preocuparam os/as docentes frente à implantação do ensino remoto emergencial imposto em todo o país. Os textos encontrados apontam os desafios enfrentados e os caminhos trilhados pelos/as professores/as, trazendo grandes contribuições para a reflexão sobre a aprendizagem histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAIMI, F. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e

formação de professores de História. Tempo, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2007.

CAIMI, F. Progressão do conhecimento histórico. In: FERREIRA, M. de M.; OLIVEIRA, M. M. D. de

(coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p. 209-213.

CAIMI, F.; MISTURA, L.; MELLO, P. Aprendizagem histórica em contexto de pandemia. Fronteiras:

Revista Catarinense de História, n. 37, p. 9-23, 28 jul. 2021. Disponível em:

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12463/7981. Acesso em 08 jul. 2022.

CHARLEAUX, L. A. F. Estamos trocando o pneu com o carro andando: educação escolar e ensino de

História no meio rural em São Luiz do Paraitinga (SP) durante uma pandemia. Humanidades em Diálogo,

v. 11, p. 156-170, 2022. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-

hd.2022.177344. Acesso em 9 jul. 2022

CRESCÊNCIO, C. L. Estágio obrigatório não presencial no Ensino de História: inquietações de

estudantes antes e durante a pandemia do novo coronavírus (UFMS/CPTL, 2017-2020). História &

Ensino, v. 27, n. 1, p. 8-28, jan.-jun. 2021. Disponível em:

https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/42634/30111. Acesso em: 7 jul.

DUTRA, P.; MENDES, L. P.; CARDOSO, M. G.; VIEIRA, A. F. Experiências do PIBID/UNESC em

tempos de pandemia e o ensino remoto. Linguagem, Ensino e Educação, Criciúma, v. 5, n.2, p. 65-76, jul.-

dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/lendu/article/view/6882/6139.

Acesso em 09/09/2022.

FERNANDES, R. Muito mais do que uma hashtag, vidas negras importam: ensino de História e

pandemia. Palavras ABEHrtas, n. 2, ago. 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/220576909-

Muito-mais-do-que-uma-hashtag-vidas-negras-importam-ensino-de-historia-e-pandemia-robsonferreira-fernandes-1.html

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no

desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Recuperado

de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em set. 2021.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

NICOLINI, C; SILVA, M. da C. e. Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas

de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v. 40, p. 6-

, jan-jun, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/251066.

Acesso em 06 jul. 2022.

RODRIGUES, R. Vozes docentes. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 36, p. 224-251, 18 dez.

Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/11886/7603.

Acesso em 08 jul. 2022.

ROSA, J. G. O espelho. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: livraria José Olympio Editora, 1962. p.

inicial-final

SCHMIDT, M.; A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, Maria

Auxiliadora; BARCA, Isabel (org). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijui,

, p. 21-51.

TAMANINI, P. A.; de Morais, A. M. Olhando a medusa pelo reflexo do espelho: as imagens das

pandemias nos manuais didáticos de história. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v.

, n. 21, p. 334-350, jun. 2021. Disponível em:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fWNDThxJBOIJ:periodicos.apps.uern.br/i

ndex.php/RECEI/article/download/3167/2689+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 10

jul. 2022

Downloads

Publicado

2023-04-27