Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Atual
Arquivos
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 21 n. 1 (2022): Dossiê Temático: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
v. 21 n. 1 (2022): Dossiê Temático: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Publicado:
2023-04-27
Dossiê Temático
APRESENTAÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Marlene Rosa Cainelli, Maria Cristina Dantas Pina
11-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.12415
Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia
Adriana Silva Teles Boudoux, Célia Santana Silva
55-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072
Compassos entre o ensino de História e a formação de professores: trajetórias em construção.
Marlene Rosa Cainelli, Sueli de Fátima Dias
15-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11118
Reflexões sobre o ensino e aprendizagem da História Difícil em tempos de Novo Humanismo
Giovana Maria Carvalho Martins
86-94
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11065
Juventude e ensino de História: desafios metodológicos
Edinalva Padre Aguiar, Maria Alessandra dos Santos Aquino, Maria Cristina Dantas Pina
67-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11062
Para além do conteúdo histórico escolar: as ideias dos alunos sobre a escravização africana e o racismo
Ana Beatriz Accorsi Thomsom, Erica Xavier
95-107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11061
PLANEJAMENTO DIDÁTICO EM HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE PLANO DE AULA
Carollina Carvalho Ramos de Lima
39-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11018
Artigos
A arte contemporânea guineense: quase cinco décadas de arte na Guiné-Bissau e na Diáspora. Qual é o próximo passo?
Joseph Abraham Levi
171-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.12357
Ciência e literatura nas idealizações dos perfis femininos do sertão ao litoral: o caso exemplar de Afrânio Peixoto
Marcos Profeta Ribeiro
224-251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10884
O panorama intelectual da Escola de Chartres
Hiago Maimone da Silva Rebello
274-287
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10854
Um crime monstruozo: o duplo homicídio do Café S. José, em São Luiz, pelo olhar do jornal Pacotilha (1913)
Paulo Henrique Matos de Jesus
108-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10853
A ORIGEM DAS COMUNIDADES DE EXPRESSÃO PORTUGUESA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: A EMIGRAÇÃO EUROPEIA PARA A NOVA INGLATERRA E O CASO DE HUDSON, MASSACHUSETTS
Aníbal Serra
147-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10841
Mulheres em revistas: representações femininas na revista ilustrada Fon-Fon!
Jeferson Cruz
252-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10801
Quando o cipó se envereda por Goiás: breve análise da construção cultural e da identidade ayahuasqueira no estado
Pedro Seabra Acioly Toschi; Maxwell Moreira Martins; Mary Anne Vieira Silva
263-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.9841
Os limites da democracia sob o capitalismo neoliberal: intersecções entre o centro e a periferia à luz do pensamento de Wolfang Streeck
Leandro Salman Torelli
126-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.9834
Resenhas
PIREDDA, PATRIZIA; ROICK, MATTHIAS (ED.). VERA AMICITIA – CLASSICAL NOTIONS OF FRIENDSHIP IN RENAISSANCE THOUGHT AND CULTURE. OXFORD; NEW YORK: PETER LANG, 2021
Gniewomir Hawrasz
288-292
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.12423
DOI
Enviar Submissão
Enviar Submissão
qualis
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual