v. 21 n. 1 (2022): Dossiê Temático: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

					Visualizar v. 21 n. 1 (2022): Dossiê Temático: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Publicado: 2023-04-27

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA - DESAFIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

    Marlene Rosa Cainelli, Maria Cristina Dantas Pina
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.12415
  • Da sala de aula à sala de casa, um outro tempo, ou a ponta de um mistério: o estado da arte sobre o ensino-aprendizagem de História na pandemia

    Adriana Silva Teles Boudoux, Célia Santana Silva
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11072
  • Compassos entre o ensino de História e a formação de professores: trajetórias em construção.

    Marlene Rosa Cainelli, Sueli de Fátima Dias
    15-38
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11118
  • Reflexões sobre o ensino e aprendizagem da História Difícil em tempos de Novo Humanismo

    Giovana Maria Carvalho Martins
    86-94
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11065
  • Juventude e ensino de História: desafios metodológicos

    Edinalva Padre Aguiar, Maria Alessandra dos Santos Aquino, Maria Cristina Dantas Pina
    67-85
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11062
  • Para além do conteúdo histórico escolar: as ideias dos alunos sobre a escravização africana e o racismo

    Ana Beatriz Accorsi Thomsom, Erica Xavier
    95-107
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11061
  • PLANEJAMENTO DIDÁTICO EM HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE PLANO DE AULA

    Carollina Carvalho Ramos de Lima
    39-54
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.11018

Artigos

  • A arte contemporânea guineense: quase cinco décadas de arte na Guiné-Bissau e na Diáspora. Qual é o próximo passo?

    Joseph Abraham Levi
    171-223
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.12357
  • Ciência e literatura nas idealizações dos perfis femininos do sertão ao litoral: o caso exemplar de Afrânio Peixoto

    Marcos Profeta Ribeiro
    224-251
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10884
  • O panorama intelectual da Escola de Chartres

    Hiago Maimone da Silva Rebello
    274-287
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10854
  • Um crime monstruozo: o duplo homicídio do Café S. José, em São Luiz, pelo olhar do jornal Pacotilha (1913)

    Paulo Henrique Matos de Jesus
    108-125
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10853
  • A ORIGEM DAS COMUNIDADES DE EXPRESSÃO PORTUGUESA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: A EMIGRAÇÃO EUROPEIA PARA A NOVA INGLATERRA E O CASO DE HUDSON, MASSACHUSETTS

    Aníbal Serra
    147-170
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10841
  • Mulheres em revistas: representações femininas na revista ilustrada Fon-Fon!

    Jeferson Cruz
    252-262
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.10801
  • Quando o cipó se envereda por Goiás: breve análise da construção cultural e da identidade ayahuasqueira no estado

    Pedro Seabra Acioly Toschi; Maxwell Moreira Martins; Mary Anne Vieira Silva
    263-273
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.9841
  • Os limites da democracia sob o capitalismo neoliberal: intersecções entre o centro e a periferia à luz do pensamento de Wolfang Streeck

    Leandro Salman Torelli
    126-146
    DOI: https://doi.org/10.22481/politeia.v21i1.9834

Resenhas