Pesquisa-ação em Educação: um mosaico teórico-metodológico
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13564Palavras-chave:
pesquisa-ação, pesquisa educacional, educação, metodologia científica, metodologia da pesquisaResumo
Este artigo buscou refletir sobre experiências formativas em um curso de doutorado e em um grupo de pesquisa, articulando-as com as bases epistemológicas estudadas no curso e com os pressupostos teóricos e metodológicos adotados por estudos em nível de pós-graduação stricto sensu realizados pelos integrantes do grupo, de modo a construir um mosaico teórico-metodológico de pesquisa-ação em Educação. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo que problematiza a teoria a partir de elementos experienciais e empíricos. Foram identificadas as tesselas que compuseram o mosaico, com destaque para as práticas da docência como significativo objeto de estudo da pesquisa-ação com professores e/ou estudantes em contextos socioeducativos, propiciando a ressignificação das práticas. Essa opção de pesquisa rompe com princípios (neo)positivistas, aproximando-se daqueles pragmatistas e dialéticos, possibilitando a práxis investigativa em trajetórias cíclicas, reflexivas e formativas. Portanto, é compreendida em uma perspectiva plural, crítica, colaborativa, (trans)formativa e emancipatória.
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