PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.4755Palavras-chave:
Educação física, Educação infantil, Práticas corporais de aventuraResumo
O relato descreve uma experiência com as práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física Infantil, pautada nas dimensões dos conteúdos. As intervenções foram desenvolvidas com crianças de cinco a seis anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis/SC. As modalidades tematizadas nas aulas foram: parkour, técnicas verticais (rapel e escalada) e atividades com pranchas (surfe e skate). A experiência indicou que as práticas corporais de aventura representam um conteúdo inovador nas aulas de Educação Física, despertando nas crianças o desejo de conhecer e praticar outras modalidades. Concluímos que é possível inserir as práticas corporais de aventura, explorando temas relacionados às dimensões conceitual, atitudinal e procedimental dos conteúdos, desde a Educação Infantil.
Downloads
Referências
BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2. trim. 2009.
COSTA NETO, J. V.; SANTOS, S.; EDNEY, F. M. M. O colégio Sion do Rio de Janeiro, reinventando os esportes de aventura nas aulas de Educação Física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 3., Santa Teresa, 2008. Anais... Santa Teresa: ESFA, 2008. p. 64-66.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. A. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-69.
ESPINOZA, K. F. et al. Atividades de aventura na educação infantil e as inteligências múltiplas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 4., Mucugê, 2009. Anais... Mucugê: FTC, 2009. p. 121-123.
FRANCO, L. C. P. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Campinas, 2008.
FRANCO, L. C. P., CAVASANI, R., DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014. p. 101-135. (Práticas corporais e a organização do conhecimento, v. 4).
INÁCIO, H. L. D. et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios -reflexões para além da Base Comum Curricular. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.
MARINHO, 2013. Introdução aos estudos das atividades de aventura: características, concepções e conceitos. In: BERNARDES, L. A. Atividades de aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013. p. 23-38.
MARINHO, A.; INÁCIO, H. L. D. Educação física, meio ambiente e aventura: um percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 55-70, maio 2007.
MARTINS, P.C.; ANSELMO, M. L. O esporte radical e suas possibilidades na educação infantil: o relato de experiência em uma unidade educacional. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 60-68, set. 2015.
PAIXAO, J. A. Esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 170-182, maio 2017.
PEREIRA, D. W.; CARCERONI, D. S. A evolução da escalada esportiva indoor na Educação Física Escolar em quatro escolas da rede particular de ensino da grande São Paulo. In: CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 9., Jundiaí, 2005. Anais... Jundiaí: Fontoura, 2005.
PEREIRA. D. W.; ARMBRUST, I. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2010.
PIMENTEL, G. G. A. et al. Atividades alternativas na educação física escolar. Revista Educação Física UNIFAFIBE, Bebedouro, v. 5, p. 176-196, set. 2017.
SOUZA, F. A. SILVA, P. C. C. A escalada nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 44-54, set. 2013.
SOUZA, J. C. M. Surfe. In: BERNARDES, L. A. Atividades de aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013.p. 53-64.
TAHARA, A. K.; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, Campinas, v. 14, n. 2, p. 113-136, abr./jun., 2016.
UVINHA, R. R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.