POR UM HABITAR POÉTICO NA ESCOLA: POTÊNCIA INVENTIVA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.5983Resumo
Nesse artigo, compartilhamos o saber da experiência construído no ofício de Orientador Educacional. Lançamos mão da cartografia como percurso metodológico com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, trazendo uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularização.
Downloads
Referências
ANGELUCCI, C. B. Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. In: VIÉGAS, L. S. et.al. (orgs.). Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? - Salvador: EDUFBA, 2014, p. 300-312.
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1961
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1996.
BRASIL. Decreto no. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto3298.pdf Acesso em: 10 de janeiro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, Parecer CNE/CEB nº 17, de agosto de 2001. Brasília: DF, 2001b.
BRASIL. Decreto Nº 6571 de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2008. Brasília: DF, 2008a.
CARMO, Sônia Maria do. Um breve panorama do que já foi feito pela educação especial no Brasil e no mundo. São Paulo: Pedagogo Brasil, 2005.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1995c.
FALQUET, J. Três questões aos movimentos sociais progressistas, Revista Lutas & Resistências, Londrina, n. 1, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
FÓRUM sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Manifesto do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. São Paulo, 2010. Disponível em: http://medicalizacao.com.br/arquivos/manifesto-port.pdf Acesso em: 21 de junho de 2018.
FRAGELLI, Patrícia Maria. A proposta política de um município para a inclusão escolar: um tema, vários olhares. (Tese de Doutorado em Educação) São Carlos: UFSCar, 2005.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
GUATTARI, F. Revolução Molecular. São Paulo, Brasiliense, 1987.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GUATTARI, F. Revolução Molecular. São Paulo, Brasiliense, 1987.
MARCOS, Subcomandante (1999), “História de la Mirada”. Disponível em: http://palabra.ezln.org.mx/ Acessado em 08 de janeiro de 2019.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Mais de um século de patologização da educação. Fórum: Diálogos em Psicologia, ano I, n. 1. Ourinhos/SP – jul./dez. 2014ª.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Patologização da vida de crianças e adolescentes em tempos sombrios. In: AMARANTE, Paulo; PITTA, Ana Maria Fernades; OLIVEIRA, Walter Ferreira (org). Patologização e medicalização da vida: epistemologia e política. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018.
OLIVEIRA, Walter Ferreira. Medicalização da vida: sobre reflexões sobre sua produção cultural. In: AMARANTE, Paulo; PITTA, Ana Maria Fernades; OLIVEIRA, Walter Ferreira (org). Patologização e medicalização da vida: epistemologia e política. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018.
RODRIGUES, M. G. A.; AMARANTE, P. Por Outras Relações na Escola pela Lógica da Desmedicalização: Cartografia de Mediação Escolar com Crianças Ditas Autistas. In: AMARANTE, P.; PITTA, A.M.F.; OLIVEIRA, W.F. (Org.). Patologização e Medicalização da Vida: Epistemologia e Política. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2018, v. 1, p. 1-177.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das Necessidades Educativas Especiais. Paris: UNESCO, 1994.