HACIA UN HÁBITAT POÉTICO EN LA ESCUELA: PODER INVENTIVO, OTREDAD Y EDUCACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.5983Resumen
In this article, we share the knowledge of the experience built in the office of Educational Advisor. We use cartography as a methodological path with the objective of problematizing the territorialized medicalization in schools and producing instituting movements in the pedagogical practice. We rest on the dimension of the utterances and the truth regime that orchestrate the legislative apparatuses regarding inclusive education in Brazil, analyzed from the Zapatista tale Historia de las miradas, the forces that duel in the social imagination between those and those who elaborate the laws, and those who are in the daily life of micropolitics. We are busy asserting a written resistance, bringing an inventive proposal of molecular schools where singularization processes are found.
Descargas
Citas
ANGELUCCI, C. B. Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. In: VIÉGAS, L. S. et.al. (orgs.). Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? - Salvador: EDUFBA, 2014, p. 300-312.
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1961
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1996.
BRASIL. Decreto no. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto3298.pdf Acesso em: 10 de janeiro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, Parecer CNE/CEB nº 17, de agosto de 2001. Brasília: DF, 2001b.
BRASIL. Decreto Nº 6571 de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2008. Brasília: DF, 2008a.
CARMO, Sônia Maria do. Um breve panorama do que já foi feito pela educação especial no Brasil e no mundo. São Paulo: Pedagogo Brasil, 2005.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1995c.
FALQUET, J. Três questões aos movimentos sociais progressistas, Revista Lutas & Resistências, Londrina, n. 1, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
FÓRUM sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Manifesto do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. São Paulo, 2010. Disponível em: http://medicalizacao.com.br/arquivos/manifesto-port.pdf Acesso em: 21 de junho de 2018.
FRAGELLI, Patrícia Maria. A proposta política de um município para a inclusão escolar: um tema, vários olhares. (Tese de Doutorado em Educação) São Carlos: UFSCar, 2005.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
GUATTARI, F. Revolução Molecular. São Paulo, Brasiliense, 1987.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GUATTARI, F. Revolução Molecular. São Paulo, Brasiliense, 1987.
MARCOS, Subcomandante (1999), “História de la Mirada”. Disponível em: http://palabra.ezln.org.mx/ Acessado em 08 de janeiro de 2019.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Mais de um século de patologização da educação. Fórum: Diálogos em Psicologia, ano I, n. 1. Ourinhos/SP – jul./dez. 2014ª.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Patologização da vida de crianças e adolescentes em tempos sombrios. In: AMARANTE, Paulo; PITTA, Ana Maria Fernades; OLIVEIRA, Walter Ferreira (org). Patologização e medicalização da vida: epistemologia e política. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018.
OLIVEIRA, Walter Ferreira. Medicalização da vida: sobre reflexões sobre sua produção cultural. In: AMARANTE, Paulo; PITTA, Ana Maria Fernades; OLIVEIRA, Walter Ferreira (org). Patologização e medicalização da vida: epistemologia e política. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018.
RODRIGUES, M. G. A.; AMARANTE, P. Por Outras Relações na Escola pela Lógica da Desmedicalização: Cartografia de Mediação Escolar com Crianças Ditas Autistas. In: AMARANTE, P.; PITTA, A.M.F.; OLIVEIRA, W.F. (Org.). Patologização e Medicalização da Vida: Epistemologia e Política. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2018, v. 1, p. 1-177.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das Necessidades Educativas Especiais. Paris: UNESCO, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.