DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: BUSCA POR VAGAS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Kallyne Kafuri Alves Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5069

Keywords:

Direito à educação infantil, Educação infantil, Famílias.

Abstract

Este artigo discute o direito à educação infantil (EI) na produção acadêmica. Tem como objetivo revisar a literatura sobre a relação entre famílias e instituições, no bojo do direito ao acesso da criança à EI. A partir do referencial teórico metodológico bakhtiniano associado aos referenciais do campo da EI, toma como recorte as produções que contextualizam a área, focalizando os trabalhos selecionados nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, as pesquisas desenvolvidos em 13 anos da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação e os periódicos escolhidos no banco Scielo no cotejamento com produções do campo da EI brasileira. Como resultado, conclui que a produção acadêmica observada, tensiona as políticas públicas educacionais para a oferta de vagas na EI, evidenciando as emergências da ampliação e afirmação do direito da criança ao acesso à EI, considerando a formação de professores com atenção aos enunciados dos familiares.

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Author Biographies

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” e Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Published

2019-05-10