Cartography and environmental rationality: in search of overcoming the instrumental rationality
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9168Keywords:
Modernity, Actor–Network Theory, RhizomeAbstract
This article presents the contemporary movement of environmental rationality and cartography as a means of overcoming the modern paradigm that promoted the instrumentalisation of science. In this case, the exploited approach lies on the border between the movement of modernity and contemporaneity regarding the conception of doing science. Thus, the topics that we will cover in this paper are related to these two movements. According to the diagnosis of the crisis of modernity presented by Boaventura de Souza Santos and the influence of the debate on environmental issues as introduced in this area by Enrique Leff, for example, and then, based on the authors of studies as Bruno Latour we seek to present a way of producing knowledge that is presented as cartographic. For that matter, promoting the approach of the discourse of environmental rationality to the discourse of cartography at this point can help overcoming instrumental rationality.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Traducción Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ANDRADE, Palloma R. de. Bem-estar psicológico de servidores e funcionários técnico-administrativo de instituições de ensino superior pública e privada: indicadores e antecedentes. 2008. 275p. Tesis (Doctorado en Psicología Social) – UFRN, Natal.
BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Traducción Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
COSTA, Evandro da F. Modernidade tecnocientífica e (in)experiência do pensamento: um espectro que ronda e desafia o processo formativo no IFPE – campus Vitória. In: ENCONTRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE, 7., 2015. Anais [...]. Vitória da Conquista: PPGED/UESB, 2015. p. 155-172.
FRANCELIN, Marivalde M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 3, p. 26-34, sept./dic. 2004.
GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental. 9. ed. Campinas: Papiro, 2005. (Colección Magisterio: Formación y trabajo pedagógico).
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Traducción Maria Cristina F. Bittencourt. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Traducción Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed 34, 1994. (Colección Trans).
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros mundo afora. Traducción Ivone C. Benedetti. São Paulo: ENESP, 2000.
LATOUR, Bruno. Gabriel Tarde and the end of the social. In: JOYCE, Patrick (Ed.). The social in question: new bearings in history and the social sciences. London: Routledge, 2002a, p. 117-132.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Traducción Sandra Moreira. Bauru, SP: Edusc, 2002b.
LATOUR, Bruno. Como prosseguir a tarefa de delinear associações? Configuraciones, n. 2, p. 11-27, 2006.
LATOUR, Bruno. Networks, Societies, Spheres: Reflections of an Actor-network Theorist. International Journal of Communication, Manue Castells (ed.), v. 5, special issue, p. 796-810, 2011.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Traducción Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador: Edufba; Bauru Edusc., 2012. 399p.
LEFF, Enrique. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação e Realidade, v. 34, n. 3, p. 17-24, sept./dic. 2009.
MATOS, Olgária. Modernidade: o deslimite da razão e o esgotamento ético. In: NOVAES, Adauto (org.). Mutações: a experiência do pensamento. São Paulo: SESC SP, 2010. p. 157-176.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Traducción Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanna Sawaya. Revisão Edgard de Assis Carvalho. 9. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.
MORIN, Edgar. Ciencia com consciencia. Traducción Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 82. ed. revisada y modificada por el Autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
NOBRE, Júlio C. de A.; PEDRO, Rosa M. L. R. Reflexões sobre possibilidades metodológicas da Teoria Ator-Rede. Cadernos UniFOA, n. 14, p 47-56, dic. 2010.
PEDRO, Rosa M. L. R. A redes na atualidade: refletindo sobre a produção do conhecimento. In: D'AVILA NETO, M. I.; PEDRO, R. M. L. R. (org.). Tecendo o desenvolvimento: saberes, gênero, ecologia social. Rio de Janeiro: Bapera, 2003. (Colección Estudios Interdisciplinares de Comunidades y Ecología Social - EICOS).
PEDRO, Rosa M. L. R. Redes e Controvérsias: ferramentas para uma cartografia da dinamica psicossocial. In: ESOCITE - JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIENCIAS E DAS TECNOLOGIAS, 7., 2008, Anais [...]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008. Disponible en: http://www.necso.ufrj.br/esocite2008/resumos/36356.htm. Acceso el: 19 ago. 2015.
PEDRO, Rosa M. L. R.; NOBRE, Júlio C. de A. Redes de bioética e biotecnologias da reprodução: controvérsias teóricas e metodológicas. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 224-233, jul./dic., 2007. Doi: 10.3395/reciis.v1i2.87pt
PIMENTEL, Edna F. Aspectos teórico-metodológicos da filosofia da educação. In: ENCONTRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE, 7., 2015. Anais [...] Vitória da Conquista: PPGED/UESB, 2015. p. 104-119.
PINTO, Áureo M. G.; JUNQUEIRA, Luciano A. P. A análise de redes sociais como ferramenta de diagnóstico das relações de poder. e Gesta - Revista Electrónica de Gestión de Negocios, v. 4, n. 1, ener./mar. 2008, p. 33-59.
SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciencias. 7. ed. Porto, Portugal: Afrontamento, 1995. (Colección Historia e Ideas).
SANTOS, Boaventura de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiencia (Para um novo senso comum: a ciencia, o direito e a política na transição paradigmática). 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1.
SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Boaventura de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política (Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. v. 4.
SANTOS, Boaventura de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Traducción Mouzar Benedito. 1. ed. revisada. São Paulo: Bomtempo, 2011.
SANTOS, Boaventura de S. A Práxis da Ecologia de Saberes: entrevista com Boaventura de Sousa Santos. Entrevista concedida a Fernando Ferreira Carneiro, Noemi Margarida Krefta, Cleber Adriano Rodrigues Folgado. Tempus, Actas de Salud Colet, Brasilia, v. 8, n. 2, p. 331-338, jun. 2014.
SILVA, Adelson F. da. A tirania da autoridade antropocentrica do homem moderno sobre o mundo natural. In: ENCONTRO DE FILOSOFIA DA EDUCACIÓN DO NORTE E NORDESTE, 7., 2015. Anais [...] Vitória da Conquista: PPGED/UESB, 2015. p. 1-18.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.