PERCEPÇÃO DE PROFESSORES A RESPEITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃOSEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14938Palavras-chave:
ensino fundamental, educação sexual, práticas pedagógicasResumo
estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de educação sexual no espaço escolar sob a perspectiva de professores. Os participantes foram 15 professores que atuam no ensino fundamental, anos finais, em escolas particulares (5), municipais (5) e estaduais (5). Nacoleta de dados,ocorreram entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro com questões de interesse sobre o tema. Tais questões organizaram a coleta, reflexão e discussão de temas relacionados à educação sexual. Como resultados,encontrou-se que,em algumas escolas,quando o assunto é abordado, isso ocorrepor meio de palestras comconvidados externos, sendomarcadaspor uma perspectiva biológica e higienista, limitadasa conceitos anatômicos e biológicos e focadasem métodos de contracepção e na evitação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Issose contrapõeao que se preconizano sentido deuma educação sexual abordada e refletida em uma perspectiva multifacetada,incluindoa diversidade sexual e de gênero, as experiências e necessidades da vida real dos estudantes. Ademais, defende-se também uma educação sexualque explore a sua criticidade e sigaparaalém do foco tradicional, de modo aincluir seus aspectos positivos, os relacionamentos saudáveis, o bem-estar emocional, o desenvolvimento de uma autoestimapositiva e considerações a respeito das influências culturais presentes nas escolas brasileiras.
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