ELABORAÇÃO CONCEITUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS FORMATIVOS

Autores/as

  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco – Brasil
  • Glaucia Uliana Pinto Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil
  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4684

Palabras clave:

Desenvolvimento humano. Inclusão escolar. Linguagem escrita.

Resumen

Este texto aborda o tema do ensino para alunos com deficiência intelectual e a problemática
da não valorização de conteúdos escolares mais elaborados para esses sujeitos. Está fundamentado na
perspectiva histórico-cultural e na teoria enunciativo-discursiva, com o objetivo de investigar como
tem ocorrido o processo de formação de conceitos científicos, com foco na linguagem escrita, e, em
especial, buscar indícios de possibilidades de (trans)formação de professores e de alunos em relação a
novos modos de constituição de desenvolvimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu em três
escolas públicas de ensino fundamental no estado de São Paulo, envolvendo professores e seus alunos
considerados deficientes intelectuais. Apresentam-se recortes de episódios interativos extraídos de
dois eixos investigativos: processos de elaboração de conhecimento de alunos com deficiências e formação continuada docente. Os dados, provenientes de recursos de áudio e videogravação, com posterior transcrição de todo o material, foram analisados com base na microgênese dos processos em curso, ou seja, valorizando detalhes dos acontecimentos interativos. Os resultados evidenciaram possibilidades de (re)elaboração de conceitos pelos alunos e trans)formação do trabalho docente, especialmente nos modos de ensinar. Considerando que a promoção do aprendizado significativo na escola refere-se ao trabalho sistematizado e deliberado do professor com conceitos científicos, o saber elaborado precisa ser concretizado de modo consciente e organizado, especialmente com alunos com deficiência intelectual que, em geral, apresentam grande defasagem no domínio da escrita.

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Biografía del autor/a

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco – Brasil


Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil

Glaucia Uliana Pinto, Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e Não Escolar.

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba – Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e Não Escolar.

Publicado

2019-01-17