Natureza e fonte dos saberes na docência online: um estudo de caso
Resumen
O presente trabalho se propõe a refletir sobre a natureza efonte dos saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem, no contexto de um curso de Formação de Tutores em Ensino a Distância (EaD). A abordagem metodológica utilizada foi a etnopesquisaformação(MACEDO, 2004), tendo como método o estudo de caso.Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa e, assim, potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido naitinerância ao longo do trabalho. A pesquisa mostra a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. O estudo também mapeou a natureza desses saberes. São eles: saberes oriundos da experiência comodiscente online; saberes oriundos da experiência online como professor e saberes oriundos das relações estabelecidas com os pares. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.