Cultura, currículo e diversidade étnicorracial: algumas proposições

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana
  • Marise de Santana
  • Marcos Alves Moreira

Palavras-chave:

Cultura, Currículo, Descolonização curricular, Diversidade étnicorracial

Resumo

 Este trabalho reflete acerca da relação entre cultura, currículo e diversidade étnicorracial, no sentido de pensar em que medida a escola tem conseguido dialogar com as diferenças culturais, sobretudo com aquelas que dizem respeito aos valores civilizatórios afro-brasileiros, a partir da Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos sistemas de ensino que compõem a educação básica no Brasil. Ao problematizar essa relação, faz-se necessário construir uma política de descolonização dos currículos, como forma de valorizar e assegurar as diferenças culturais que se fazem presentes no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-15