A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO O PEQUENO LUTERANO NA DÉCADA DE 1940
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5288Palabras clave:
História da Educação, Matemática, O Pequeno LuteranoResumen
O artigo discute a Matemática presente no periódico O Pequeno Luterano na década de 1940. O periódico foi editado para o público infantil pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, no período de 1939 a 1966. Baseando-se no aporte metodológico da pesquisa histórica, investigaram-se as edições do periódico desta década, cuja finalidade era, de forma lúdica, inserir as crianças na prática religiosa luterana através de histórias, informações e curiosidades de cunho moral e religioso e de formação geral. Os editores propunham desafios matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico das crianças e valorizavam as habilidades concretas e abstratas do aprendizado matemático através do cálculo escrito e mental, em forma de atividades lúdicas. Cálculos foram relacionados com a biografia de matemáticos e os conhecimentos matemáticos integrados a histórias de cunho moral e religioso, com o propósito de manter as crianças inseridas na prática religiosa luterana.
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