Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas
Palavras-chave:
Diretor, Líder, Liderança unipessoalResumo
O artigo resulta de uma atitude reflexiva e de uma revisão bibliográfica que permitiu problematizar o percurso normativo que foi realizado depois do 25 de Abril até o presente no que concerne ao estabelecimento da liderança unipessoal sem esquecer o contributo dado pelo conceito de eficácia neste desígnio. Incidiu-se, analiticamente, de modo particular na complexa liderança do diretor que está obrigado à difícil tarefa de responder favoravelmente a lógicas de difícil conciliação sem se deixar colonizar pela supremacia da lógica contábil. Não é alheia a importância que o diretor tem, através do seu estilo de liderança, na construção do clima da escola, levando a concluir pela importância de uma liderança que garanta o prazer de estar, de pertencer e de fazer dos seus participantes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.