Ciclo de seminários PET Agronomia: uma estratégia de ensino e extensão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14760

Abstract

O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como princípio básico a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, uma das estratégias usadas pelo grupo PET Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB para realização das ações de ensino e extensão é o ciclo de seminários científicos. Os seminários têm por finalidade a melhoria da formação técnica dos/as petianos/as, além de divulgação de conhecimentos científicos e capacitação dos palestrantes, em sua maioria discentes, no domínio da comunicação em público. Os resultados apontam que, os ciclos de seminários científicos desenvolvidos pelo PET Agronomia são uma importante ferramenta para o crescimento acadêmico e profissional do/a petiano/a de forma a estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, com percepção crítica aprimorada e habilidades de comunicação. Portanto, conclui-se que a atividade de Seminário realizada pelo Grupo PET Agronomia desponta como uma alternativa que tende a provocar mudanças positivas, daí a importância de manter a estratégia no intuito de proporcionar uma formação acadêmica e profissional mais completa de acordo com os objetivos do Programa de Educação Tutorial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-08-21

How to Cite

LIMA, Keilane Silva; GOMES, Maria Luiza Santos Sena; DOS SANTOS, Rebeca Lima; DOS SANTOS NETO, Renato Gonçalves; FERREIRA, Wellk Jovenal Oliveira; SODRÉ, Maria Lúcia da Silva. Ciclo de seminários PET Agronomia: uma estratégia de ensino e extensão. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 188–197, 2024. DOI: 10.22481/recuesb.v12i21.14760. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/recuesb/article/view/16479. Acesso em: 5 jul. 2025.