Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia

Authors

Abstract

Este relato de experiência apresenta a vivência do autor na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, focada na formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O relato foi conduzido no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, Bahia. As turmas envolvidas foram as do 3º ano A e B do turno vespertino, sob a orientação da professora supervisora. O objetivo é de demonstrar a eficácia e o impacto positivo da implementação de uma Sala Temática em Geografia, destacando sua relevância no contexto educacional do Colégio Estadual Abdias Menezes durante o período de transição estrutural. A metodologia de análise considerada foi qualitativa descritiva que abrangeu observações, participações em aulas e a relação com colegas e alunos. As conclusões destacaram a i-mportância das metodologias ativas e a renovação do professor, além da valiosa experiência para o autor, que, estando na graduação, pôde conhecer o ambiente escolar e as vivências da profissão de professor e de uma Sala Temática em Geografia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-08-21

How to Cite

SANTOS, Gabriel Silva; RODRIGUES, Bruno Silva; MONTEIRO, Karen Cristine Rodrigues. Relato de experiência: sala temática no ensino-aprendizagem em Geografia. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 127–139, 2024. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/recuesb/article/view/16714. Acesso em: 5 jul. 2025.