EDUCAÇÃO E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Authors

  • Paula Rafaela Leite Carvalho
  • Mônica Maria Vieira Lima Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2234

Keywords:

Neoliberalismo, Cidadania planetária, Ecopedagogia, Educação Ambiental

Abstract

O presente artigo tem como objetivo esclarecer, por meio do estudo das obras de Moacir Gadotti (Pedagogia da Terra), Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia) e dos PCNs, a temática da Educação e Gestão Socioambiental, no contexto contemporâneo, dentro e fora do âmbito escolar. Procuramos demonstrar como o capitalismo neoliberal, que rege a realidade humana, mantém um elo com a degradação do planeta e como uma prática docente crítica e dialógica pode contribuir para a superação da visão pragmática e acrítica que dirige a educação tradicional mediante um trabalho interdisciplinar e contrahegemônico de educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos e Relatos de Experiência