Programa de Educação Tutorial (PET): a qualidade e a excelência na formação humana e profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14660

Resumen

O Programa de Educação Tutorial (PET) visa elevar a qualidade da formação de graduandos por meio de atividades extracurriculares que integram ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior. Este relato de experiência se fundamenta em revisão bibliográfica, análise de documentos legais e nas avaliações das contribuições do PET para a formação acadêmica a partir das categorias qualidade e excelência no Ensino Superior, desenvolvidos na Universidade Estadual de Maringá. Os resultados evidenciam que o programa desempenha um papel crucial na formação integral dos graduandos, promovendo padrões científicos e formando novos quadros de cientistas e profissionais no país, nas mais diversas áreas de estudo, no qual também se prioriza as habilidades interpessoais. O PET enriquece a formação acadêmica e profissional dos estudantes, fomentando a integração entre as dimensões acadêmicas à luz da aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, contribuindo para a permanência dos alunos na universidade e aprimoramento da formação profissional e docente elevando a qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-08-21

Cómo citar

MOREIRA, Jani Alves da Silva; MARQUES, Júlia Natália Zanqui; SETTE, Karen Figueredo; ALMEIDA, Sabrina Vitória Maller. Programa de Educação Tutorial (PET): a qualidade e a excelência na formação humana e profissional. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 252–268, 2024. DOI: 10.22481/recuesb.v12i21.14660. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/recuesb/article/view/16489. Acesso em: 5 jul. 2025.