Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13292Resumo
Neste artigo, é apresentada uma revisão documental sobre o modelo educacional comunitário e seu impacto na educação. Um modelo que aposta na formação integral dos alunos, envolvendo a comunidade no planeamento e desenvolvimento de projetos educativos que se adaptam às suas necessidades e realidades. Além disso, aponta-se que o modelo educacional comunitário ganhou relevância nos últimos anos, sendo uma resposta à necessidade de uma educação mais inclusiva e democrática. Os autores enfatizam que para implementar esse modelo é necessário um forte compromisso por parte das instituições de ensino e das comunidades locais. Além disso, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que as atividades propostas sejam relevantes e eficazes para atender às necessidades específicas de cada contexto. Em conclusão, o artigo revela que o modelo educativo comunitário pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a educação e promover a solidariedade na comunidade. Ao envolver diferentes atores sociais no processo de formação, pode-se gerar uma aprendizagem significativa e relevante que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos. Esta pesquisa é meritória para pesquisadores, professores e instituições interessadas em implementar modelos inovadores de ensino-aprendizagem que promovam maior participação social e comunitária no processo de formação.
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