A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13823Resumo
A vivência de pandemia, problemas climáticos e desastres ambientais experienciados com maior frequência nos últimos tempos fazem a humanidade refletir sobre como estamos lidando com o planeta. Com isso, a Educação Ambiental (EA) vem se tornando um caminho para auxiliar no processo de transformação das pessoas e futuros cidadãos. Assim, esta pesquisa buscou mapear e analisar estudos sobre EA no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da EA Crítica. A literatura foi mapeada a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2017 e 2022. Apenas 2 estudos foram selecionados diante dos critérios de busca, os quais revelam a incipiência dos estudos sobre EA Crítica no contexto da BNCC. Verificou-se que a literatura selecionada direciona para a necessidade de se estudar EA para formar cidadãos mais críticos e reflexivos, e a escola tem seu papel fundamental em tal mudança.
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