Pensar um fazer pedagógico crítico para a escola pública moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13406Resumo
O artigo serve-se como ponto de partida teorias críticas de Bourdieu e Althusser, aos quais a escola pública na sociedade contemporânea pode ser vista sendo essencialmente reprodutora dos ideais capitalistas das relações sociais. Com o objectivo de sustentar de que tais críticas não levam em conta o carácter histórico e dialéctico da instituição educativa ao não observar as suas contradições (tornando-se, assim, unilateral); este artigo propõe fazer o debate a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica fundamentada por Saviani sobre o carácter contraditório da escola pública na sociedade de classes de Marx relativa à formação humana. Para a realização desta pesquisa baseamo-nos na abordagem teórica qualitativa, efectivada através da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para o ordenamento horizontal e vertical do texto utilizamos o método lógico-argumentativo. As conclusões a que chegamos revelam que a escola pública moçambicana remete ao papel da formação humano nos agentes educacionais como o professor, enquanto agente consciente de formação humana, portanto, mediador dos processos de ensino e aprendizagem e da sua constituição, assim como a do aluno, como sujeito social e historicamente situado, e não necessariamente no programa escolar.Palavras - Chave: teorias crítico-reprodutivistas da educação; pedagogia histórico-crítica; formação humana.
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