Análise da evolução do sistema educativo em moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios

Autores

  • Domingos Árabe
  • Francisco Uame
  • Agostinho Rosário Teimoso
  • António dos Santos João
  • Almeida Meque Gomundanhe

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14265

Resumo

Este artigo discute, em linhas gerais, a evolução do sistema educativo moçambicano, fenómeno ocorrido antes e logo após a independência nacional. Um processo que contrapôs a dependência colonial e o elitismo escolar, causas do subdesenvolvimento do país e das práticas educativas aos moçambicanos. A evolução do sistema educativo em Moçambique tem explicação, tanto antes da ocupação colonial, como nos termos da conquista da independência, devido às novas exigências económicas, culturais, politicas, sociais, de índole nacional e internacional, de cada período. Por uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade, a educação em Moçambique procura dar respostas ao maior desafio, o da educação para todos. A evolução do sistema educativo em Moçambique pode ser dividida em três períodos distintos: Período antes do colonialismo Português, considerado período de educação tradicional, Período Colonial (1845-1974) que compreende a educação colonial e do governo de transição, finalmente o Período Pós – Independência (1975 aos nossos dias), cujo destaque vai para antes e depois da introdução do Sistema Nacional de Educação.

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Publicado

2024-01-15