O Plano Nacional de Educação e os desafios para a formação continuada de professores no município de Ilhéus, BA

Autores

  • Elaine Cristina Souza
  • Leila Pio Mororó

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14451

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa em andamento sobre o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação - PNE, a qual estabelece parâmetros a serem alcançados em relação à formação continuada de professores, no município de Ilhéus, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como instrumento para coleta de dados a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados preliminares deste estudo apontaram para o não cumprimento de toda a referida Meta no município, porém sinaliza que os esforços feitos pelas diferentes gestões municipais na década do PNE (2014-2024) a necessidade de maior comprometimento das políticas públicas locais com o incentivo à carreira docente e sua contínua melhoria, bem como o investimento em sistemas de análises que possam dar suporte para avaliações mais próximas das necessidades formativas da rede e dos docentes.

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Publicado

2024-06-12