Em busca de possibilidades para um ensino sobre tecnologia na educação básica

Autores

  • Cristine Saibert

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14362

Resumo

Qual tem sido, historicamente, o papel da educação científica e tecnológica no Brasil? Qual é a função desse tipo de conhecimento na etapa básica de educação? É relevante falar sobre tecnologia no ambiente escolar ou recursos tecnológicos servem apenas como meio didático? Como aproximar um ensino sobre tecnologia dos debates sobre as questões étnico-raciais? Partindo dessas reflexões, este trabalho busca abordar a importância de fomentar, no âmbito da educação básica, um ensino sobre tecnologia que inclua a perspectiva étnico-racial. Assim, o objetivo principal do presente artigo é mapear trabalhos que tratem da tecnologia enquanto temática de estudo e/ou de práticas escolares, no contexto da educação científica e tecnológica. Como objetivo secundário, busca-se identificar trabalhos acadêmicos que abordem a educação tecnológica dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Como recorte de pesquisa, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como campo de busca. A pesquisa realizada encontrou trabalhos que tratam da necessidade de se fomentar um ensino sobre tecnologia mais robusto na educação básica, com rico referencial teórico e pluralidade de abordagens. Todavia, trabalhos que contemplem a temática étnico-racial em associação à educação tecnológica e/ou possibilidades para um ensino sobre tecnologia ainda são raros. Compreende-se ser necessário abordar com maior ênfase a temática da tecnologia na educação básica, em especial de modo relacionado à educação para as relações étnico-raciais, uma vez que fazer esse debate conjunto, no ambiente escolar, pode promover novas possibilidades imaginativas no que diz respeito a entendimentos sobre progresso, desenvolvimento e bem-estar social.

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Publicado

2024-06-12