Embates ideológicos em torno do aluno: a alfabetização no Brasil a partir dos ensinamentos de Paulo Freire

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14304

Resumo

Este estudo acadêmico oferece uma análise da alfabetização no Brasil, examinando-a através da lente teórica e pedagógica de Paulo Freire, um dos mais influentes educadores do século XX. A pesquisa se dedica a explorar a ressonância e o impacto das teorias freireanas no domínio da alfabetização, destacando como suas metodologias inovadoras e transformadoras têm reconfigurado o panorama educacional brasileiro. O artigo delinea o contexto histórico e sociocultural que precipitou a emergência dos métodos freireanos de alfabetização, dando ênfase especial à centralidade da conscientização e da pedagogia crítica no processo educativo. Além disso, o trabalho realça as significativas contribuições de Freire à promoção da justiça social e da equidade através do prisma educacional.

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Publicado

2024-12-01