Filantropia empresarial na educação brasileira: a máscara da beneficência

Autores

  • Stephanie Barros Araújo
  • Caio César da Silva Araújo
  • Maria das Graças Barros

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15560

Resumo

O presente estudo é fruto de uma pesquisa, cujo resultado, veio a tornar-se um trabalho dissertativo. O intuito é apresentar uma crítica à filantropia empresarial educacional como mecanismo de formação e cooptação social. A metodologia é de cunho bibliográfico e documental. Como resultado, é possível perceber que o a beneficência empresarial tem velada a necessidade de vender uma imagem humanizada à sociedade, difundindo a concepção de que as empresas não têm como fim exclusivamente a acumulação de capital, mas que desenvolvem ações que atendem a sociedade como um todo, principalmente os que estão a margem. Em contrapartida, a sociedade burguesa não pretende abolir a sociedade de classes. O que busca, é consolidar novas formas de opressão, em consequência, novas formas de luta frente às que já existem.

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Publicado

2024-11-23