Novas tecnologias no ensino de libras como L1
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15537Resumo
Os surdos, ao longo de sua história educacional, passaram por diversos métodos de ensino que não valorizaram a língua de sinais (QUADROS, 1997; SOUZA, 2014), o que resultou em defasagem educacional. A educação bilíngue, que considera a língua de sinais como língua de instrução dos surdos, por ser sua primeira língua - L1, é uma filosofia educacional considerada efetiva na educação dos surdos. Com o advento das novas tecnologias, proporcionando novas possibilidades na área do ensino-aprendizagem, este trabalho propõe sopesar esses recursos no ensino de Libras para surdos. Tendo em vista que a Libras é uma língua de modalidade visual- espacial, acreditamos que as novas tecnologias podem oferecer uma maior acessibilidade visual na educação dos surdos potencializando o aprendizado. Com isso, o objetivo do trabalho é compreender a importância e as possibilidades do uso das novas tecnologias no ensino de Libras como L1. Para isso, iremos dialogar com alguns autores que abordaram esses temas e depreender de seus trabalhos a importância desses recursos na educação, sobretudo na educação dos surdos, considerando a Libras como L1. Diante dos resultados e reflexões foi possível perceber que as novas tecnologias abrem novas possibilidades para o ensino de Libras para surdos.
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