Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052

Resumen

Compreendendo-se o papel de ações voltadas para a formação inicial do licenciando, bem como a importância da utilização de diferente métodos e instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de ensino do médio acerca da compreensão do conceito de  ácido-base, por meio de um Quiz. O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia - campus Ilhéus em parceria com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por meio do desenvolvimento e aplicação de um Quiz Químico. A fim de identificar os conhecimentos provenientes da participação dos alunos ao estarem inseridos em uma prática composta por um jogo educativo, como alternativa para abordar aspectos referentes à história da química e ao conteúdo de ácido-base, foi aplicado um questionário de satisfação, sendo este posteriormente submetido a Análise Textual Discursiva, tal abordagem possibilitou a identificação de unidades de significado, e consequentemente, a categorização dos dados obtidos através das respostas dos alunos. Por meio das respostas, observou-se que a maioria dos discentes não apresentou grandes dificuldades no que diz respeito à resolução das questões. Para muitos a aplicação de atividades desta natureza ainda é novidade, por se caracterizar como algo diferente do cenário que costumam presenciar nas aulas. No que diz respeito ao Quiz e suas potencialidades, concluímos que o mesmo se mostra como um grande aliado tanto para despertar o interesse dos alunos, quanto na criação de vínculos e interações entre bolsistas-alunos, professor-alunos e entre os próprios alunos da classe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

VIRGENS, Grazielen Souza Das; LUZ, Jamille Santos da; QUEIROZ, Iviny Thalia Silva; GROMBONI, Caio Fernando; LIMA, Luiza Renata Felix de Carvalho. Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1–14, 2023. DOI: 10.22481/reed.v4i11.14052. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/reed/article/view/15861. Acesso em: 6 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê Temático