Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052Resumen
Compreendendo-se o papel de ações voltadas para a formação inicial do licenciando, bem como a importância da utilização de diferente métodos e instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de ensino do médio acerca da compreensão do conceito de ácido-base, por meio de um Quiz. O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia - campus Ilhéus em parceria com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por meio do desenvolvimento e aplicação de um Quiz Químico. A fim de identificar os conhecimentos provenientes da participação dos alunos ao estarem inseridos em uma prática composta por um jogo educativo, como alternativa para abordar aspectos referentes à história da química e ao conteúdo de ácido-base, foi aplicado um questionário de satisfação, sendo este posteriormente submetido a Análise Textual Discursiva, tal abordagem possibilitou a identificação de unidades de significado, e consequentemente, a categorização dos dados obtidos através das respostas dos alunos. Por meio das respostas, observou-se que a maioria dos discentes não apresentou grandes dificuldades no que diz respeito à resolução das questões. Para muitos a aplicação de atividades desta natureza ainda é novidade, por se caracterizar como algo diferente do cenário que costumam presenciar nas aulas. No que diz respeito ao Quiz e suas potencialidades, concluímos que o mesmo se mostra como um grande aliado tanto para despertar o interesse dos alunos, quanto na criação de vínculos e interações entre bolsistas-alunos, professor-alunos e entre os próprios alunos da classe.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.