A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054

Abstract

sse trabalho tem por objetivo investigar os significados do termo “substância” no campo do ensino da Química e na Filosofia, sob a perspectiva do hilemorfismo, considerando os processos de abstração e concreção dos objetos de estudo no processo pedagógico. Nesse artigo, é feito um levantamento bibliográfico fundamentado na perspectiva de Silva e Amaral (2013), Aristóteles (2002), Mário Ferreira dos Santos (1955), Newton da Costa (2018) e outros, a fim de discutir os sentidos e os significados subjacentes ao termo substância nas áreas de conhecimento supracitadas. Notamos que, no sentido hilemórfico, a substância evoca um sentido mais amplo, incluindo também a noção científica do termo, e que a utilização deste último nas aulas de Química tende a estimular a perspectiva mereológica do reducionismo físico. Portanto, o distanciamento entre ambos campos de conhecimento, pode apresentar consequências aos processos de abstração e concreção dos estudantes, sobretudo ao pressupor, ainda que implicitamente, uma determinada cosmovisão ontológica na expressão linguística.

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Published

2023-12-22

How to Cite

SANTOS, Vinícius Silva dos; ARAÚJO, Rosemeire Baraúna Meira de; CHAVES, Rosely Souza Rabelo. A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1–13, 2023. DOI: 10.22481/reed.v4i11.14054. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/reed/article/view/15886. Acesso em: 6 jul. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático