A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054Abstract
sse trabalho tem por objetivo investigar os significados do termo “substância” no campo do ensino da Química e na Filosofia, sob a perspectiva do hilemorfismo, considerando os processos de abstração e concreção dos objetos de estudo no processo pedagógico. Nesse artigo, é feito um levantamento bibliográfico fundamentado na perspectiva de Silva e Amaral (2013), Aristóteles (2002), Mário Ferreira dos Santos (1955), Newton da Costa (2018) e outros, a fim de discutir os sentidos e os significados subjacentes ao termo substância nas áreas de conhecimento supracitadas. Notamos que, no sentido hilemórfico, a substância evoca um sentido mais amplo, incluindo também a noção científica do termo, e que a utilização deste último nas aulas de Química tende a estimular a perspectiva mereológica do reducionismo físico. Portanto, o distanciamento entre ambos campos de conhecimento, pode apresentar consequências aos processos de abstração e concreção dos estudantes, sobretudo ao pressupor, ainda que implicitamente, uma determinada cosmovisão ontológica na expressão linguística.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.