Gestão democrática da educação no governo do PT (2003-2016): avanços, limites e possibilidades crítico-superadoras
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.12795Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise acerca da concepção de gestão democrática, divulgada nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), durante as gestões de Lula e Dilma (2003-2016) no Governo Federal. Trata-se de entender os avanços e limites teórico-políticos da gestão democrática sob a preponderância dos ideais liberal-capitalistas, bem como a necessidade e possibilidade de construção de uma gestão educacional democrática contra- hegemônica no atual contexto, que supere o período antidemocrático pós-golpe de 2016. A pesquisa se caracteriza documental e bibliográfica. Por conta do volume de documentos oficiais publicados pelo MEC, foram analisados documentos que tiveram o objetivo de uma gestão democrática na educação. O texto divide-se em dois momentos: o primeiro aborda uma sistematização histórica e reflexão teórica acerca do desenvolvimento da concepção de gestão democrática no âmbito dos documentos oficiais de diretrizes educacionais publicados pelo Ministério da Educação. O segundo momento, discute os fundamentos da concepção de gestão democrática, que, a nosso ver, oscilou entre o reformismo- democrático e a contra- hegemonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.