Um olhar freiriano para a educação na infância
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15596Abstract
Este artigo surge a partir das discussões e debates realizados durante o II Seminário "Paulo Freire, vida e obra em movimento: diálogos que permanecem," realizado entre Sergipe e Bahia em 2021. Com o propósito de refletir sobre a Educação Infantil à luz das ideias de Paulo Freire, o evento trouxe à tona questionamentos que incentivaram amplas reflexões: Quais são as concepções de Paulo Freire sobre a infância? Como ele enxerga a criança? Quais contribuições o pensamento freiriano oferece para a Educação Infantil? Para responder a essas questões, adotamos uma abordagem qualitativa. O resultado desse estudo aponta para a necessidade de assegurar uma Educação Infantil emancipadora inspirada nas concepções freireanas, visando uma educação para a justiça social, para uma infância visível, digna e prazerosa, capaz de desenvolver as capacidades sonhadora, criadora e ousada de, através da educação das crianças, assim diminuir a desigualdade social. Os pequenos cidadãos precisam de uma educação de qualidade que atenda as peculiaridades da infância. Nesse viés, se faz necessário uma prática pedagógica que valorize o respeito à criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, reconhecendo suas singularidades e potencialidades. Além disso, é fundamental que o processo educativo seja baseado no diálogo e cooperação, em que as crianças possam expressar-se livremente e desenvolver uma consciência crítica desde a infância. Inspirados nas ideias de Paulo Freire, propomos uma Educação Infantil comprometida com a formação de cidadãos conscientes, capazes de questionar a realidade e participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.