Um olhar freiriano para a educação na infância
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15596Resumen
Este artigo surge a partir das discussões e debates realizados durante o II Seminário "Paulo Freire, vida e obra em movimento: diálogos que permanecem," realizado entre Sergipe e Bahia em 2021. Com o propósito de refletir sobre a Educação Infantil à luz das ideias de Paulo Freire, o evento trouxe à tona questionamentos que incentivaram amplas reflexões: Quais são as concepções de Paulo Freire sobre a infância? Como ele enxerga a criança? Quais contribuições o pensamento freiriano oferece para a Educação Infantil? Para responder a essas questões, adotamos uma abordagem qualitativa. O resultado desse estudo aponta para a necessidade de assegurar uma Educação Infantil emancipadora inspirada nas concepções freireanas, visando uma educação para a justiça social, para uma infância visível, digna e prazerosa, capaz de desenvolver as capacidades sonhadora, criadora e ousada de, através da educação das crianças, assim diminuir a desigualdade social. Os pequenos cidadãos precisam de uma educação de qualidade que atenda as peculiaridades da infância. Nesse viés, se faz necessário uma prática pedagógica que valorize o respeito à criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, reconhecendo suas singularidades e potencialidades. Além disso, é fundamental que o processo educativo seja baseado no diálogo e cooperação, em que as crianças possam expressar-se livremente e desenvolver uma consciência crítica desde a infância. Inspirados nas ideias de Paulo Freire, propomos uma Educação Infantil comprometida com a formação de cidadãos conscientes, capazes de questionar a realidade e participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.